Congresso Mundial FIVB
 
Presidente Português presta tributo à FIVB
Porto, Portugal, 12 Maio 2204 – O Presidente da Republica Portuguesa, Dr. Jorge Sampaio honrou o 29º Congresso Mundial ao endereçar pessoalmente uma mensagem de boas vindas, na manhã da 1ª sessão no Porto.

O Dr. Sampaio, discursou perante a família do Voleibol, a maior Federação Desportiva do mundo, constituída por 218 federações nacionais, expressando a convicção de que o desporto é o caminho perfeito para uma vida melhor e de que a FIVB tem um papel modelo neste campo.

“Neste mundo do nosso tempo, percorrido por tensões, conflitos e inquietações, em que as regras parecem, por vezes, ser ignoradas, é preciso que o desporto continue a transmitir-nos a sua mensagem de fair-play, tolerância e universalismo.”, referiu Dr. Sampaio. “Estou certo de que a Federação Internacional de Voleibol persegue este desígnio e poderá dar um significativo contributo na sua concretização.”

Dr. Jorge Sampaio, que aos 64 anos de idade ainda participa em maratonas, disse que foi uma honra participar no Congresso Mundial por variadas razões.

“Num tempo em que a comunicação dos media – a nível desportivo – é cada vez mais dominada pelo futebol, numa espécie de monopólio consentido, é com enorme prazer que estou hoje convosco.

“Sendo a primeira vez que o nosso país tem a honra de acolher uma reunião de alto nível da Federação Internacional de Voleibol, é com particular satisfação que presido a esta sessão de abertura, onde a língua portuguesa foi acolhida como língua oficial.

“A língua portuguesa une uma diversidade de povos que nela se exprimem, veiculando uma multiplicidade de identidades culturais riquíssimas. Língua falada por duzentos milhões de pessoas, o português liga países de vários continentes numa comunidade que queremos reforçar e na qual o desporto funciona também como elo muito forte.

“A vossa decisão enriquece a Federação Internacional de Voleibol e reconhece com justiça a importância e o universalismo da língua portuguesa.”

O Dr. Jorge Sampaio cumprimentou também a decisão da afiliação de Timor Leste como o membro mais recente da Federação Internacional de Voleibol.

O Presidente da Republica comentou que esta afiliação na FIVB tem um significado especial para todos aqueles que lutaram pela auto-determinação de Timor.